domingo, 24 de novembro de 2024

 


As unidades de análise sintática


 
Pergunta: o vocábulo «divino» desempenha a função sintática de complemento do nome? 
Resposta: o adjetivo «divino» desempenha a função de complemento do nome.
Estão erradas a pergunta e a resposta.
 
Perguntar qual a função sintática dum adjetivo numa frase é não ter em conta que as  unidades de análise sintática são sintagmas; e a resposta «que o adjetivo “divinoé  complemento do nome é tão despropositada como a pergunta. 
 
Quando se fazem perguntas de sintaxe, a resposta deveria ser sempre mostrada pela análise da frase; só mostrando é que as respostas serão credíveis.
 
Análise da proposição da frase: «Por isso vós, ó Rei, que por divino Conselho estais no régio sólio posto», olhai… 
 
- que por divino Conselho estais no sólio régio posto
Proposição subordinada relativa adjetiva
Suj.: que (antec.: Vós, ó Rei); predicado: estais no sólio régio posto por divino Conselho; complemento de agente da passiva: por divino Conselho; compl. adverbial de lugar onde: no régio posto.
___________
Resposta que deveria ter sido dada: o adjetivo divino faz parte dum sintagma preposicionado que desempenha a função de agente da passiva.
________________
Os Colegas de Português nunca como agora tiveram uma oportunidade de atualizar os conhecimentos de Sintaxe. Por isso, há muitos anos que navegam em incertezas permanentes. Como professor, senti isso com Os Lusíadas, e publiquei a sua versão orientada para o ensino em 2020; o mesmo acontece ainda com a Sintaxe,  e publiquei a gramática com mais de mil orações e proposições analisadas. Além disso, reativei o meu blogue cibersintaxe.blogspot.com e me disponibilizei a nele responder a quaisquer perguntas, mesmo anónimas, sobre o conteúdo dessa minha gramática. Quem quiser aproveitar…
 
 

Sem comentários: