sexta-feira, 14 de março de 2025

 

A caminho da Literacia

As orações não se dividem

Quando: advérbio relativo

 

Ainda de Raul Brandão, Os pobres,25)
 
Os garotos apedrejam-no quando passa pela rua, esguio, vesgo, de chapéu alto e casaca.
Oração composta
 
Suj.: os garotos; predicado: apedrejam-no; compl. direto: -o (ele, o Gabiru); adjunto adverbial de tempo: quando passa pela rua, esguio, vesgo, de chapéu alto e casaca
 
Esta oração é composta porque contém uma subordinada que indica o tempo ou a ocasião em que os garotos apedrejam o Gabiru.
 
A segunda oração quando passa pela rua, esguio… iniciada em quando, é informação do tempo, da ocasião ou da altura em que o Gabiru passa pela rua. 
 
Por isso, ela é, na oração composta, um adjunto adverbial de tempo. Mas…
- como esse adjunto apresenta forma oracional, com predicado próprio, deve ser analisada com o nome de proposição, assim: 
 
- quando passa pela rua, esguio, vesgo, de chapéu alto e casaca.
Proposição subordinada, adverbial, relativa livre.
 
Suj.: Ele (Gabiru); predicado: passa pela rua; compl. preposicionado, adverbial de lugar por onde: pela rua; predicativos do sujeito: esguio, vesgo, de chapéu alto e casaca.
 
Classifica-se, geralmente, de conjunção temporal o advérbio relativo «quando», o que é um erro, porque as conjunções só servem como elos de ligação entre orações.
Quando (no tempo em que) é um advérbio relativo, como onde (no lugar em que)e, porque não têm antecedente expresso, mas implícito, estes advérbios relativos quando e onde introduzem orações subordinadas adverbiais relativas livres.
 
O Gabiru sentiu-se aquecido, como a terra quando vem a primavera. (Raul Brandão, Os pobres, Cap. VII-Primavera)
Oração composta
 
Suj.: o Gabiru; predicado: sentiu-se aquecido como a terra quando vem a primavera; adjunto adverbial de comparação: como a terra quando vem a primavera. 
 
[Os verbos ver-se e sentir-se são verbos atributivos – logo, o atributo faz parte do predicado: sentiu-se aquecido, aqueceu, como a terra…]
 
- quando (na época em que) vem a primavera
Proposição subordinada, adverbial, relativa livre
Suj.: a primavera; predicado: vem

_______________

1. Hoje uma professora pergunta como classificar de Lisboa no Grupo nominal cidade de Lisboa; é um aposto, como vimos no  post anterior a este, dia 11 deste mês.

2. Outra professora pergunta como classificar da arte na expressão mundo da arteNão é modificador  - mas complemento do nome. 

Modo prático de identificar os nomes preposicionados com de:  tomamos o nome preposicionado da arte. Poderemos dizer: o seu mundo, o mundo dela? Sim. Logo, da arte é complemento do nome. 

A calçada desta rua... Falando da rua, a Língua aceita: a sua calçada, a calçada desta rua?... compl. do nome.

 

 

 

Sem comentários: