domingo, 30 de março de 2025

 

Pergunta duma Professora

sobre um adjetivo das 3 frases seguintes

 

1. Entusiasmada, a professora sorriu.

2. A professora, entusiasmada, sorriu.

3. A professora sorriu entusiasmada.

Uma Professora fez a pergunta seguinte: Nas três frases (1,2 e 3) pode considerar-se que o adjetivo  entusiasmada tem um valor adverbial e que desempenha a função sintática de modificador do grupo verbal em todas as ocorrências (grupo móvel)?

À Professora foi dada a Resposta assim:
Nas frases em questão, o constituinte entusiasmada é um adjetivo que desempenha a função de modificador do nome apositivo

_________________________________________

Esta resposta não tem pés nem cabeça; é puro disparate.

Tanto na pergunta como na resposta há Colegas que erram, incompreensivelmente – mas o mais grave é que situações como esta vêm-se sucedendo há 20 anos, por irresponsabilidade da Academia das Ciências e do Ministério da Educação, que deveriam interessar-se pelo que se passa no ensino da Língua portuguesa.  Eles sabem que os nossos alunos estão classificados entre os mais iletrados dos países da Europa – e nada fazem. O silêncio duns e doutros é um crime.

A análise das frases 1,2 e 3 é assim:
Sujeito: a professora; predicado: sorriu; predicativo do sujeito: entusiasmada. 
 

Comentário:

Como é possível que professores Licenciados e Doutorados NÃO SAIBAM fazer análise sintática duma frase que, na segunda metade do século passado, estava ao nível da 4.ª classe, quando os alunos tinham 11 anos?

A s três frases questionadas (1,2 e 3) são iguais. O facto de apresentarem o adjetivo entusiasmada em posições diferentes não afecta o sentido destas frases.

As frases 1, 2 e 3 têm como assunto ou tema a professora (sujeito); sobre esta professora, predica-se, afirma-se, dá-se outra  informação (sorriu - é o predicado). MAS, ainda a respeito da  professora, que é o sujeito, há ainda uma informação adicionada, secundária, opcional (o adjetivo entusiasmada): é um predicativo. Porque professora é sujeito, este predicativo é do sujeito, sobre o sujeito, predicativo do sujeito.


Sem comentários: